| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Accipitriformes |
| Família: | Accipitridae |
| Vigors, 1824 | |
| Subfamília: | Accipitrininae |
| Vigors, 1824 | |
| Espécie: | P. leucorrhous |
Descrição sucinta, nomes comuns, localização…
Mede de 33 a 38 cm e pesa cerca de 290g, com plumagem geral negra, calções alaranjados, e cauda apresentando duas barras cinzas (Mikich & Bernils, 2004)
Possui dieta baseada em répteis, anfíbios, pequenos mamíferos e insetos (Mikich & Bernils, 2004).
Põe um ou dois ovos. Resgistrado na Argentina colocando de 2 e 3 ovos (del Hoyo et al, 1994).
Este falconiforme florestal é escassamente conhecido, aparenta ser naturalmente incomum em toda a sua área de distribuição. Geralmente encontrado em florestas de elevações entre 1400 e 3300 metros de altitude. Recentemente foi encontrado na área de influência da Usina Hidrelétrica de Barra Grande, no rio Pelotas(ICMBIO, 2008).
Ocorre na Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolivia, Paraguai, Argentina e no Brasil. No Brasil, ocorre nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná,Santa Catarina, Espírito Santo, no Sul da Bahia e de Goiás ocorrendo também ao leste de Mato Grosso do Sul até o Norte do Rio Grande da Sul (Mikich & Bernils, 2004).
Aves de Rapina do Brasil - disponível em: http://www.avesderapinabrasil.com/percnohierax_leucorrhous.htm Acesso em 18 ago. 2010.